FUTEBOL MODERNO OU FUTEBOL ANTIGO

FUTEBOL MODERNO OU FUTEBOL ANTIGO

O futebol é um dos esportes mais jogados no mundo inteiro. Sua origem ainda é contestada, mas o certo é que durante todos os anos da existência ele passou por inúmeras modificações. Se você acompanha minimamente o esporte já deve ter ouvido expressões como: “o futebol não é mais o mesmo”, “o futebol moderno é muito diferente”, “que saudades do futebol de antigamente”. Mas, afinal, o que é o futebol moderno que invadiu os estádios e veio para ficar?

Mudança no estilo de jogo

A mudança no estilo de jogo também é uma diferença entre o futebol antigo e o atual. O tradicional é conhecido como o “feio”. Aquele que é jogado de qualquer maneira, com catimba. Já o moderno é o jogo do espetáculo. Das jogadas bonitas, dribles magníficos e gols dignos de pintura. Esse modelo de jogo enche muito mais os olhos dos torcedores. 

Como esse novo conceito afeta os treinadores esportivos e seus estudos?

O futebol moderno afeta a vida dos treinadores principalmente na questão relacionada à performance dos atletas e ao estilo de jogo. Para se ter um bom desempenho no moderno é preciso que a equipe seja muito mais que um bom time e os treinadores precisam estar preparados para desempenhar essa função.

Em um time de futebol moderno, os atletas devem ter o preparo físico ideal, manter por um bom período a posse de bola, ter uma defesa consistente tanto marcando sob pressão como marcando no seu próprio campo. 

Fazer uma boa leitura de jogo e conhecer os adversários é um compromisso do treinador moderno. Para se atualizar nessa área, além de observar o trabalho de grandes nomes do esporte como Pep Guardiola, você pode participar de cursos sobre o assunto. 

Apesar de o futebol ter passado por diferentes épocas e cada uma delas ter deixado alguma marca na história desse esporte, a verdadeira essência desse esporte jamais mudou. A busca pelo gol, a vibração com a taça e os olhos brilhando com belas jogadas ainda acontecem e continuarão por muito tempo.

O futebol moderno nos traz uma maneira diferente de torcer e de tratar e identificar um torcedor, mas nem por isso deixa de lado a beleza da conquista e o choro da derrota. Assim como o tradicional ele possui seus desafios, seus pontos positivos e suas características a serem melhoradas.

E você, está por dentro do futebol moderno?